Construção de um Mercado Municipal em São João da Barra. Esse foi um dos requerimentos aprovados na sessão desta terça (06) pelo Legislativo, de autoria do vereador Alan de Grussaí. Pela proposta, o espaço poderia abrigar a produção agrícola do município, o pescado, o trabalho dos artesãos, além de ter uma praça de alimentação, vindo a ser um atrativo turístico. Outro pedido da pauta que gerou amplo debate foi uma indicação de Elisio Rodrigues, propondo a reforma do Espaço da Ciência “Maria de Lourdes Coelho Anunciação”, no Balneário de Atafona, com aquisição de novos equipamentos.
Léo de Lolô sugeriu serviços de adequação/modernização do campo de futebol do Complexo Esportivo Renato da Motta Júnior, em Grussaí, com colocação de grama sintética. Eziel Pedro requereu ao Executivo, que envie ofício às empresas prestadoras de serviços de telecomunicações para que façam os reparos nos fios que se encontram caídos, na Rua Miguel Pedro Lisboa, ao lado do Retiro São João Batista, na Sede.
Ao Executivo, Elisio fez indicação sugerindo a descentralização da área de habitação da Secretaria de Assistência Social (ou, se não for possível, a criação de um setor dentro da pasta) para poder cuidar mais de perto do assunto, incluindo a criação do Plano Municipal de Habitação, para melhorar a vida das pessoas que estão no “Aluguel Social”.
Demais matérias solicitadas pelos vereadores:
Joice Pedra – pavimentação completa, com sistema de drenagem e construções de calçadas nas ruas projetadas 8 e 10, que interligam a passarela da Vila Esperança, em Atafona.
Júnior Monteiro – construção de quebra-molas com placas de sinalização e pintura das faixas horizontais em frente à igreja e o campo de futebol society na Rua da Caixa d’ Água, no Açu.
Julinho Peixoto – reforma do parquinho e dos brinquedos da Praça de Cazumbá, bem como providências para a adaptação de modo a atender às crianças que possuam algum tipo de deficiência física.
Analiel Vianna – recapeamento asfáltico na Rua do Sacramento, na Sede, com desobstrução ou até mesmo construção de galerias pluviais..
Rodrigo Machado – calçamento com tijolo intertravado da Rua Tarcísio Meireles, em Chapéu do Sol.
Sônia Pereira – drenagem e calçamento da Rua Artur Lima, que fica atrás do Balneário de Atafona.
Rommenik – transformação da rua lateral à Praça de São Pedro em um calçadão.
Na Ordem do Dia, o plenário aprovou o projeto de lei 027/2025, do Executivo, que altera dispositivos da lei municipal 105/2008 e dois projetos de resolução: o 008/2005, de Elisio, que concede o Título de Utilidade Pública à Associação de Preservação de Meio Ambiente e da Vida Humana (SOS Atafona) e o 010/2025, de Júnior Monteiro, que denomina como de UP, à ONG Sementes de Amor.